Conheça o Rio Tucuruçu em Prado – BA

Que tal fazer um belo passeio pelas águas do Rio Tucuruçu em Prado? É possível fazer passeios de barco, mergulhos ecológicos, pesca e caminhadas guiadas nas margens do rio.

O Rio Tucuruçu em Prado é um rio que passa pelos estados da Bahia e Minas Gerais. O nome tem origem de uma lenda indígena. Jucuruçu significa “cobra grande”. O nome foi dado pelos indígenas devido às curvas do rio, dando a impressão de que o mesmo é uma grande cobra. Diz a lenda que essa cobra existiu, e que após ter sido morta pelos índios, ela se transformou no rio. Lendas à parte, vamos agora conhecer um pouco mais sobre os atrativos do Rio Tucuruçu em Prado. Vamos nessa?

Conheça os atrativos naturais do Rio Tucuruçu em Prado

O Rio Tucuruçu, localizado no município de Prado, Bahia, é uma atração que encanta tanto moradores locais quanto visitantes. O rio se destaca como um dos principais atrativos da região, proporcionando uma experiência única aos que têm a oportunidade de explorá-lo.

A extensão do Rio Tucuruçu em Prado é um aspecto notável por sua grandiosidade. O Rio Tucuruçu é formado pela junção de seus braços norte e sul, com nascente do braço norte no município de Felisburgo em Minas Gerais e nascente do braço sul no Estado da Bahia. Sua área total é de 5.850 km2, dos quais 85% pertencem à Bahia e 15% ao estado de Minas Gerais.

A bacia hidrográfica do Rio Tucuruçu atinge de forma parcial ou integral sete municípios, sendo três no Estado de Minas Gerais (Palmópolis, Felisburgo e Rio do Prado) e quatro no Estado da Bahia (Vereda, Jucuruçu, Itamaraju e Prado), e assume importância internacional por fazer parte do “corredor da biodiversidade”.

O rio passa por paisagens variadas, desde áreas de floresta até baías costeiras, proporcionando uma diversidade de cenários ao longo de seu curso, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar diferentes trechos do rio, cada um com sua própria atmosfera e características únicas.

Se você gosta de passeios de barco, o tour é feito em canoas ou pequenos barcos, obrigatoriamente acompanhados por guias, tem duração de aproximadamente duas horas e tem como atrativos o encontro do rio com o mar e as paradas no manguezal para observação da flora e fauna locais, destacando os caranguejos e os aratus.

Para os amantes da natureza, é possível fazer trilhas ao longo das margens, caminhadas guiadas na mata virgem e observar as baleias Jubarte em sua visita anual à região (entre julho e novembro), na cidade do Prado.

Onde se hospedar em Prado-BA

Ficou com vontade de conhecer o Rio Tucuruçu em Prado? Temos a opção perfeita para sua hospedagem. 

A Pousada Novo Prado, localizada na Praia e bairro de Novo Prado, oferece uma estrutura perfeita para o seu descanso e lazer.

Além dos ambientes aconchegantes, contamos com área de lazer com piscina, espaço kids, sala de TV, bar na área de lazer, jardim e muito mais.

Oferecemos  o ambiente ideal para uma viagem em família, com amigos ou a dois. Temos a estrutura necessária para que você tenha dias de muito conforto na região. A Pousada Novo Prado conta com estacionamento coberto, área de lazer ampla e equipada com piscina, hidromassagem externa, salão de jogos, espaço kids, churrasqueira, lounge e muito mais. 

Além disso, somos pet friendly e você poderá trazer seu amiguinho de quatro patas para aproveitar também!

Nossas acomodações são perfeitas para você relaxar. As suítes contam com ar condicionado, ventilador de teto, frigobar e muito conforto.

Confira melhor aqui e faça a sua reserva conosco. Estamos te esperando em Prado!

 

Você também pode gostar: