Você já teve a oportunidade de ver uma baleia de pertinho? Se ainda não foi privilegiado com essa maravilha da natureza, saiba que aqui em Prado é possível. Todo ano as baleias se deslocam para as praias do Brasil para se reproduzirem e o maior berço reprodutivo fica em Abrolhos, região costeira do sul da Bahia. Este mês te daremos mais detalhes sobre as baleias, sua localização e como é possível observá-las para que você já possa se programar. Vamos falar de coisa boa em meio ao caos, não é mesmo? Afinal, quando acessamos a internet ou ligamos a TV somos bombardeados de notícias sobre a pandemia e outras notícias ruins… e nada como uma dose de natureza para deixar nosso coração mais leve. Portanto, nos acompanhe e saiba mais sobre a temporada das Baleias Jubarte em Prado.
Baleias Jubarte
A Baleia Jubarte é uma espécie cosmopolita, afinal, ela habita todos os oceanos. Elas migram anualmente para se alimentarem, para acasalarem e para darem à luz. Essa migração acontece da seguinte forma: durante o verão elas se dirigem às águas polares para se alimentar e durante o inverno migram para águas tropicais e subtropicais para acasalarem e darem à luz; por isso chegam aqui no Brasil em julho e permanecem em nosso oceano até novembro ou início de dezembro.
Elas se reproduzem ao longo da costa nordeste do Brasil e o Banco dos Abrolhos é o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul.
As baleias jubarte chegam a medir de 11,6 a 12 metros de comprimento e as fêmeas dão à luz pela primeira vez por volta dos seis anos de idade.
Elas se alimentam apenas no verão, lá nas águas polares, e sua dieta consiste de krill e peixes pequenos.O krill é um nome coletivo dado a um conjunto de espécies de invertebrados muito semelhantes ao camarão. São pequenos crustáceos de grande importância para a alimentação das baleias, jamantas, tubarão-baleia, entre outros.
Para saber mais detalhes sobre a Baleia Jubarte e sua reprodução, acesse aqui.
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos integra o Parcel de Abrolhos, com recifes de corais, as ilhas Redonda, Sueste, Guarita, Siriba e o Recife dos Timbebas. As ilhas são de formação vulcânica e estão a cerca de 70 km da costa da Bahia.
O Parque foi criado com o objetivo de garantir a preservação dos recifes de corais, além da fauna e flora locais. É o primeiro parque brasileiro desse gênero e possui uma área de cerca de 91.300 hectáreas descontínuos.
Para chegar lá, lanchas e escunas autorizadas pelo Ibama partem de Prado, a viagem dura aproximadamente 6 horas, mas garantimos que vale a pena.
De dentro do barco é possível ver as baleias de pertinho, com suas acrobacias e beleza indescritível.
Esse é, sem dúvida, um passeio que todos deveriam fazer ao menos uma vez na vida.
Hospedagem em Prado
Para garantir que você tenha uma viagem inesquecível, além de conhecer as Baleias Jubarte, tenha o cuidado de escolher uma pousada estruturada e confortável para sua hospedagem.
A Pousada Novo Prado, localizada na Praia de Novo Prado, em Prado, está a apenas 50 metros da praia e a 500 metros do centro.
Oferece uma área de lazer com piscina, espreguiçadeiras e muito charme. Além disso, nossas acomodações contam com uma decoração leve e praiana, conforto, e oferece um ambiente familiar e acolhedor para o seu descanso.
Venha conferir, você não vai se arrepender de visitar nossa região durante a temporada das baleias jubarte.